A partir desta sexta-feira, 26 de outubro, a Prefeitura de Anápolis inicia uma nova fase de combate às arboviroses, como dengue, chikungunya e Zika vírus, com a introdução dos chamados Wolbitos. Esses são mosquitos Aedes aegypti infectados pela bactéria Wolbachia, que ajuda a reduzir a transmissão dos vírus causadores dessas doenças.
Os agentes de saúde da cidade realizarão visitas domiciliares no setor Central para informar os moradores sobre o projeto e esclarecer dúvidas sobre os Wolbitos. A prefeitura destaca que esses insetos não representam risco para a saúde humana ou animal, uma vez que são inofensivos.
As visitas iniciais estão previstas para ocorrer nos primeiros dias no setor Central, com a expectativa de que se expandam para outros bairros nas semanas seguintes. Em uma fase posterior, os agentes de combate a endemias irão liberar os Wolbitos em pontos estratégicos, permitindo que eles se reproduzam e transmitam a Wolbachia para os Aedes aegypti já existentes na região.
Com o tempo, a expectativa é que a população de mosquitos capazes de transmitir dengue, chikungunya e Zika vírus diminua. Vale ressaltar que essa estratégia não substitui as medidas tradicionais de controle, especialmente a eliminação de criadouros de água parada.
Além das visitas, a primeira etapa do projeto inclui uma palestra de treinamento para os agentes de saúde, que acontecerá na próxima segunda-feira, 29 de outubro, na sede da prefeitura. Na terça-feira, 30 de outubro, estão programadas reuniões com o Conselho Municipal de Saúde e com entidades de pesquisa.
A introdução do método Wolbachia em Anápolis é viabilizada pela Wolbito do Brasil, com supervisão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em parceria com o Ministério da Saúde.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.