A OMI suspendeu seus esforços para evacuar navios e marinheiros presos no Golfo Pérsico, após um ataque a uma embarcação container em seu território. A decisão foi tomada após um ataque a uma contêineres, que é atribuído à Irã, segundo um funcionário norte-americano.
Planeja de evacuação suspensa
A OMI iniciou sua iniciativa para apoiar navios e marinheiros presos no Golfo Pérsico, com a opção de seguir uma rota pelo Golfo Pérsico ou por meio do Omani.
Segundo o secretário-geral da OMI, Arsenio Dominguez, a decisão foi tomada para reconfirmar que as garantias de segurança necessárias continuam presentes para os navios listados e todos na região.
A situação no Golfo Pérsico
Após o acordo de paz entre os EUA e a Irã, a navegação pelo Estreito de Hormuz foi restaurada, mas ainda há uma redução significativa na quantidade de navios que passam pela zona.
A semana após o cessar-fogo, 125 navios passaram pelo estreito, o que é o maior número de transitações desde o início da guerra em fevereiro. No entanto, a navegação ainda está longe de voltar às taxas normais.
Reações à ataque
A Irã advertiu que qualquer rota não autorizada pelo governo iraniano seria considerada
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.