De acordo com os microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (22), apenas 10 dos mais de 4,8 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 conseguiram a nota máxima na redação. Este número representa uma queda em relação ao ano anterior, quando 12 candidatos alcançaram a nota mil, e é o menor desde 2014, quando 250 alunos obtiveram a pontuação máxima.
Os estudantes que conquistaram a nota máxima são oriundos de diferentes estados, incluindo dois da Bahia, dois do Ceará, dois do Rio de Janeiro, dois de Pernambuco, um do Rio Grande do Sul e um de Alagoas. O tema da redação foi 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira', o que levou os candidatos a refletirem sobre a realidade e os desafios enfrentados pela população idosa no país.
O g1 teve acesso a algumas das redações que atingiram a nota máxima. Entre os textos destacados, Wellington Ribeiro, de Recife (PE), enfatizou a exclusão social dos idosos, citando a obra de Clarice Lispector, onde se aborda a invisibilidade da terceira idade. Ele argumentou que é necessário reverter essa situação e promover políticas públicas que garantam dignidade aos idosos.
Outro exemplo é o texto de Caio Silva Braga, também de Recife (PE), que discutiu a visão contemporânea do envelhecimento, contrastando a narrativa do autor indígena Daniel Munduruku com a realidade social atual. Ele propôs que o Ministério da Educação implemente iniciativas que promovam a autonomia dos idosos.
Por fim, Carlos Eduardo Gomes dos Santos, de Mombaça (CE), abordou a 'sociologia das ausências' proposta por Boaventura de Sousa Santos, ressaltando a necessidade de visibilidade e inclusão para a população idosa, que frequentemente é negligenciada tanto pelo Estado quanto pela mídia.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.