O governo de Goiás anunciou um investimento de R$ 78 milhões para a expansão do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com a previsão de implementação entre 2026 e 2031. A declaração foi feita pelo governador Daniel Vilela durante um evento com pesquisadores e representantes do setor produtivo no Palácio das Esmeraldas, na quinta-feira, 25.

O convênio, formalizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), contempla melhorias em infraestrutura computacional, pesquisa aplicada, formação de recursos humanos e apoio a startups, além de desenvolver soluções de inteligência artificial para áreas como saúde, agronegócio e educação.

Dos R$ 78 milhões, R$ 40 milhões serão direcionados para a construção de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos. Este espaço contará com equipamentos avançados para processamento de dados e testes de veículos autônomos, beneficiando tanto pesquisadores quanto empresas parceiras.

Histórico e Impacto

O Ceia-UFG, criado em 2019, já captou mais de R$ 500 milhões em projetos e conta com mais de mil pesquisadores. A diretora do centro, Telma Soares, destacou a importância do convênio para enfrentar os novos desafios da inteligência artificial, enquanto Vilela classificou a parceria como um marco na evolução do projeto iniciado pelo ex-governador Ronaldo Caiado.

Novas Iniciativas

O programa de expansão abrange seis eixos principais, incluindo a formação de capital humano e a internacionalização. O projeto prevê a manutenção de mais de 130 bolsas para estudantes e pesquisadores, além de ações que incentivam a criação de novos centros de pesquisa em inteligência artificial.

O convênio também visa acelerar até 40 startups, capacitar cerca de dois mil professores em ferramentas de IA e promover a Olimpíada Nacional de IA Aplicada. Entre as metas, está a publicação de 40 artigos científicos e a formação de uma rede com 100 empresas parceiras para potencializar a transferência de tecnologia.