Gui Ventura, natural de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tomou uma decisão marcante no dia de seu aniversário em 2018: pediu exoneração da Polícia Militar para seguir sua verdadeira paixão, a arte. Oito anos depois, em abril de 2026, ele foi selecionado, entre 800 candidatos, para interpretar Gilberto Gil no musical biográfico 'Gil – Andar com Fé', escrito por Newton Moreno e dirigido por Miguel Falabella, com estreia marcada para agosto em São Paulo.
Desde a infância, a arte sempre esteve presente na vida de Gui, que cresceu em um ambiente familiar que valorizava a música, apesar das dificuldades financeiras. Aprendeu a tocar instrumentos de forma autodidata e começou a se apresentar ainda na escola. Durante sua adolescência, trabalhou em vários empregos para ajudar sua família, incluindo telemarketing e, posteriormente, na Polícia Militar, onde atuou por seis anos.
No entanto, a pressão interna e a dificuldade em equilibrar a carreira militar com sua paixão pela música levaram Gui a um quadro de depressão. Ele decidiu, então, se dedicar integralmente à arte, passando a atuar como músico, produtor cultural e, mais tarde, ator. Gui acredita que as políticas públicas de incentivo à cultura foram fundamentais em sua trajetória, possibilitando acesso a cursos e a realização de projetos artísticos.
A escolha para viver Gilberto Gil surgiu após um processo seletivo em que sua afinidade com a música do artista e sua habilidade como instrumentista foram determinantes. Durante a seleção, Miguel Falabella destacou a 'qualidade de estrela' de Gui, que cativou a equipe desde o primeiro momento.
O musical 'Gil – Andar com Fé' estreia no dia 20 de agosto de 2026, no Teatro Santander, em São Paulo, e promete retratar a vida e a obra de Gilberto Gil de forma inovadora, utilizando uma narrativa que entrelaça passado, presente e futuro.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.