Amanda Maria Souza de Oliveira, mulher de 38 anos que fingiu ser uma adolescente de 12, realizará um exame de sanidade mental nesta sexta-feira (26) em Florianópolis. O exame será conduzido pela Polícia Científica e ocorrerá à tarde, conforme informações fornecidas pela defesa da suspeita.

Amanda, que completou 38 anos em 10 de junho, foi detida em Joinville, no Norte de Santa Catarina, após enganar uma família por mais de um ano. Ela enfrenta acusações de estelionato e falsa identidade, sendo ré em um processo judicial após o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ter aceitado a denúncia contra ela no dia 9 de junho.

Histórico do Caso

O golpe foi descoberto em 2 de junho, quando a polícia prendeu Amanda na casa da família que a acolheu como filha adotiva. Durante seu depoimento, a mulher confessou ter aplicado o mesmo golpe em diversas cidades, incluindo Curitiba (PR), Nova Iguaçu (RJ), e nos estados de Minas Gerais, Goiás e Ceará.

Amanda viveu como filha adotiva da família em Joinville por 14 meses, período em que se apresentou como uma adolescente. O exame de sanidade mental não tem previsão de conclusão, e a mulher continua detida aguardando o desenrolar do processo judicial.

Próximos Passos

O caso levanta questões sobre a segurança e a proteção de famílias que acolhem crianças e adolescentes. A Justiça e a polícia continuam investigando as circunstâncias em que Amanda conseguiu se passar pela adolescente, buscando evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.