O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (MDB), lançou nesta quarta-feira (24) o projeto do primeiro 'piscinão' da Marginal Botafogo, uma obra estratégica para a contenção de enchentes na capital goiana. Segundo a prefeitura, a estrutura terá capacidade para armazenar 100 milhões de litros de água e demandará um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.

Durante entrevista à TV Anhanguera, Mabel destacou que esta é a primeira de três bacias planejadas para minimizar os impactos das chuvas na região. "Ela tem a capacidade para armazenar 100 milhões de litros de água acumulados e que vão saindo conforme a chuva passa. [...] Esperamos que até o final de dezembro ela possa estar pronta", afirmou o prefeito.

Localização e Funcionamento

A obra será realizada na área entre a Avenida 2ª Radial e a Rua Nonato Mota, próximo ao Jardim Botânico. Flávia Ribeiro Dias, superintendente de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), explicou que o piscinão funcionará como um reservatório, permitindo que a água seja escoada de forma controlada. "Acreditamos que essa primeira obra vai resolver cerca de 50% dos problemas. É um projeto muito bem estruturado", afirmou Dias.

Objetivos Principais

Os principais objetivos da construção do piscinão são a redução dos picos de vazão, a diminuição do risco de alagamentos e a melhoria da segurança para a população local. A expectativa é que a obra seja concluída durante o período de estiagem, garantindo que o reservatório esteja pronto para a próxima temporada de chuvas.

Além da bacia, a prefeitura planeja implementar melhorias na microdrenagem do complexo viário para aumentar a capacidade de captação e escoamento da água da chuva, resultado de estudos de impactos ambientais já realizados na área.