Dados recentes obtidos pelo g1 revelam uma acentuada queda na arrecadação de royalties do petróleo em três das quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo. A única exceção é São Sebastião, que registrou um aumento nos valores recebidos após uma decisão judicial em 2023.
Ilhabela foi a mais impactada, com uma redução de 41,2% na arrecadação nos últimos cinco anos. Em 2021, o município arrecadou R$ 526,7 milhões, chegando a R$ 694,3 milhões em 2022. No entanto, os números caíram para R$ 504,7 milhões em 2023 e devem continuar a diminuir, com previsões de R$ 309,6 milhões em 2025. Diante deste cenário, a Prefeitura decretou cortes de gastos, destacando que a queda nos repasses impacta diretamente a capacidade de investimento da cidade.
Caraguatatuba também enfrenta desafios, com arrecadação de R$ 108,7 milhões em 2025, uma queda em relação aos R$ 147,6 milhões de 2022. A Prefeitura declarou que os royalties ficaram 52,48% abaixo do previsto, prevendo uma perda acumulada de mais de R$ 120 milhões até o fim do ano.
Ubatuba, embora com arrecadação menor, também registrou queda, passando de R$ 17 milhões em 2022 para R$ 10,68 milhões em 2025.
Aumento em São Sebastião
Por outro lado, São Sebastião viu sua arrecadação crescer. Em 2021, o município arrecadou R$ 134,8 milhões, aumentando para R$ 443,8 milhões em 2024, após a decisão judicial que reconheceu a ampliação de seu território.
Segundo o economista José Joaquim do Nascimento, a diminuição nos repasses afeta diretamente os serviços essenciais, pois os royalties se tornaram uma das principais fontes de receita para essas cidades, que já enfrentam limitações em sua arrecadação própria.
Comentários (0)
Entre ou cadastre-se para comentar.