A Turquia, que sediará a próxima Conferência das Partes (COP31) da ONU, está promovendo um audacioso plano global que visa eletrificar 35% do consumo de energia até 2035. O objetivo é apoiar a transição verde e reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas.

O ministro do Meio Ambiente da Turquia, Murat Kurum, que presidirá a COP31 ao lado de representantes australianos, enfatizou a importância de que os países atendam, ao menos, um terço de suas necessidades energéticas com eletricidade nos próximos dez anos. Segundo ele, a eletrificação de todos os setores da economia é essencial para um futuro com baixa emissão de carbono.

Objetivos e Desafios da Eletrificação

Atualmente, a eletricidade representa cerca de 20% da demanda energética global, e Kurum deseja aumentar essa proporção para 35% até 2035. Apesar do aumento do uso de energias renováveis, setores como transporte, aquecimento e indústria pesada ainda dependem fortemente de petróleo e gás, com cerca de 80% da energia mundial proveniente de combustíveis fósseis.

Chris Bowen, ministro australiano de Mudanças Climáticas, declarou que a COP31 se concentrará na eletrificação da economia global, destacando que a energia renovável é a forma mais barata de poder disponível atualmente.

Investimentos e Iniciativas Turcas

A Turquia está investindo cerca de US$ 30 bilhões para modernizar sua rede de transmissão e distribuição de eletricidade, visando acomodar um aumento na geração de energia renovável e nuclear. Além disso, o país planeja estabelecer um corredor elétrico entre Azerbaijão e Europa, ampliando a cooperação energética regional.

Para atingir a meta de 35% de eletrificação, a Agência Internacional de Energia deve elaborar um relatório detalhando as estratégias necessárias. Kurum também ressaltou a importância de colaborar com economias em desenvolvimento para facilitar o acesso a assistência técnica e apoio financeiro.